menu
São Paulo - SP | Whatsapp: 11966761536
administrador
São Paulo - SP
FEIRA DE LIVRO
ENTRETENIMENTO
ENTRETENIMENTO
FEIRA DE LIVRO
Postada em 26/06/2017 ás 18h21 - atualizada em 26/06/2017 ás 18h29
5ª FEIRA DO LIVRO NARRATIVAS LITERÁRIAS
Capão Redondo, Cidade de Deus, literatura periférica, cordel, vampiros, chorinho e saraus vão invadir o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso na Feira do Livro em Junho
5ª FEIRA DO LIVRO NARRATIVAS LITERÁRIAS

 



 



 



 



No final de semana, entre os dias 30 de junho, 01 e 02 de julho, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso recebe a quinta edição da Feira do Livro com grandes editoras reunidas oferecendo suas publicações com, no mínimo, 50% de desconto. O evento tem entrada franca e rola de sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 18h.



 



Além das principais editoras do país, estarão presentes escritores, como Raphael Montes, André Vianco, Paulo Lins, Ferréz, César Obeid, Elizandra Souza, Miriam Alves, Patricia Borges além das apresentações de saraus da Zona Norte, grupos de danças urbanas, chorinho e pocket show da Linn da Quebrada.



 



A Feira do Livro é organizada pelo CCJ Ruth Cardoso, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.



 



Saraus, Danças Urbanas e Música



 



Outros destaques são os saraus, organizados por coletivos da zona norte: Sarau no Kintal e o Elo em Brasa, este último é um espetáculo que reúne integrantes do Sarau Elo da Corrente de Pirituba e Sarau da Brasa da Vila Brasilândia.



 



A Linn da Quebrada participará do papo de artista, onde contará sua trajetória de vida, desde jovem evangélico no interior de São Paulo a musa do funk LGBT e finalizará com um pocket show.



 



Além de apresentações de grupos da região como: IDM – Identidade e Movimento, roda de capoeira, CIA Trupescada de circo, saltos experimentais e do grupo Choro Noar.



 



 



 



PROGRAMAÇÃO COMPLETA



 



30 de junho - sexta-feira



 



10h às 12h



BATE-PAPO: VAMPIROS, MONSTROS E OUTRAS PITADAS FANTÁSTICAS



André Vianco



Histórias de vampiros, zumbis e monstros sempre povoou a cabeça das crianças, adolescentes e adultos, desde a tradição oral até os e-books; e são fatos que comprovam que estes tipos de histórias mexem com os nossos medos — o que pode explicar o sucesso das vendas destes livros nos sites e nas livrarias. Refletir sobre estes personagens na ficção não só na literatura, mas tem na TV, cinema e jogos.



 



14h às 15h20



APRESENTAÇÃO: QUANDO CONTO CORDEL



César Obeid



O escritor César Obeid conta histórias e poesias dos seus livros escritos na forma de literatura de cordel. Improvisos ao som da viola, humor e interação com o público complementam a atividade repleta de rimas. Ao final da apresentação, o público conhece a sextilha, estrutura poética mais utilizada nesta forma poética brasileira. 



 



14h às 16h



OFICINA DE LAMBE LAMBE



Victória Sales



Impressos com a utilização dos antigos tipos (letras) de chumbo ou madeira, o lambe-lambe é um cartaz rudimentar de papel que se cola em postes e muros da cidade para divulgar avisos ou mensagens de publicidade. Mas também pode ser usado como uma forma literária de compartilhar ideias, poemas, arte escrita e desenhada e protestos.



 



15h30 às 16h20



CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: QUANDO COISAS REAIS ACONTECEM A SERES IMAGINÁRIOS



Markito Alonso



Quando coisas reais acontecem a seres imaginários: Submarinos voadores! Dragões Sábios! Monstros terríveis e outros não tão terríveis assim. A ida para a escola nunca foi tão estranha quanto no dia em que o pão não torrou na torradeira. Acompanhe o pequeno Alonsito em sua primeira ida a escola sozinho, descobrindo sensações novas e novos temores. Por meio de fantasias, o pequeno Alonso, um menino de (segundo ele) mais ou menos sete anos, imagina todo um mundo de seres para cobrir a ausência dos pais que vivem trabalhando fora. Luzes piscantes, robôs, caminhos mágicos, tudo vira realidade para aliviar as novas descobertas. Embarque neste submarino e venha enfrentar grandes vilões e descobrir fiéis companheiras.



 



16h30 às 18h30



BATE-PAPO: LITERATURA PERIFÉRICA



Elizandra Souza e Miriam Alves



O encontro de duas escritoras de gerações distintas, mas com um foco: a literatura como maneira de transpor barreiras e o papel da mulher na literatura, principalmente na periferia. 



 



 



 



01 de julho - sábado



 



10h às 11h



ESPETÁCULO: LUA NOVA



Cia Trupiscada (CIRCO)



 



 



11h às 12h



BIBLIOTECA VIVA 



O programa Biblioteca Viva busca revitalizar as bibliotecas municipais de São Paulo, apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos paulistanos.  A Biblioteca Viva nasce da importância de trabalhar a formação de público leitor a partir dos equipamentos culturais da Prefeitura, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com muito sucesso em outros países como Colômbia, Chile e França. 



 



13h às 13h20



INTERVENÇÃO: NEW STREET



Um mix de danças urbanas, capoeira, breaking, parkour e tricking com integrantes que ensaiam no CCJ Ruth Cardoso.



 



14h às 16h



BATE-PAPO: DO CAPÃO A CIDADE DE DEUS



Ferréz e Paulo Lins



Um bate-papo descontraído com dois grandes escritores, onde discutirão: comunidade, literatura e tráfico.



 



16h às 17h



APRESENTAÇÃO: CHORO NOAR



O grupo surgiu em 2016 do encontro de músicos que estudavam o gênero fundamental da música brasileira o Choro. Influenciados pelo legado de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali e tantos outros grandes artistas que fizeram a história da música instrumental brasileira, o grupo busca desenvolver um trabalho autentico e cheio de personalidade, e conta com músicos de diferentes formações e um objetivo comum, traduzir em som a diversidade e alegria da alma brasileira.



O quarteto é formado por Gustavo Ananias (clarinete), Ronaldo Nunes (bandolim), Camila Silva (cavaquinho), Fernando Marchetti (violão 7 cordas), Beto Araújo (pandeiro) e Camilo Zorrilla (percussão).



 



17h às 18h



APRESENTAÇÃO: RELEITURA LITERÁRIA “QUARTO DE DESPEJO”



Marcello Gugu



Músico e poeta, Marcello Gugu, foi convidado em 2014, pelo SESC Vila Mariana, para fazer uma releitura de uma das obras mais importantes da literatura marginal do país: Quarto de Despejo, escrito por Carolina Maria de Jesus. O clássico trata da dura rotina de vida da mulher, que era catadora de papel, na comunidade do Canindé , local em que viveu na década de 60. 



 



20h às 20h10



INTERVENÇÃO: BATE CABEÇA



IDM – Grupo Identidade em Movimento



Intervenção do grupo de dança Identidade Em Movimento que iniciou seus trabalhos no Dança Vocacional (2008 a 2009), a pesquisa do grupo é voltada para a vivência das danças de rua (breaking, popping, locking, wacking, Vouging e etc.) com ballet e dança contemporânea.



 



20h10 às 22h



SARAU NO KINTAL



O Sarau do Kintal acontece no quintal da família do poeta e cineasta Akins Kintê, é um projeto de escrita e leitura que a cada edição tem um tema novo contemplando a pluralidade e riqueza da música brasileira. Em suas diversas temporadas já homenageou o Funk, o Rap, Samba e etc. O principal objetivo da iniciativa é aguçar a veia artística dos jovens da periferia despertando neles valores como autonomia e cidadania, estimulando a leitura crítica da sociedade e a criação de novas perspectivas distantes da violência e da criminalidade que acometem a cidade.



 



02 de julho - domingo



 



10h às 10h40



APRESENTAÇÃO: RODA DE CAPOEIRA



Apresentação da Oficina de Capoeira do CCJ Ruth Cardoso, tem como objetivo transmitir conhecimentos afro-brasileiros e recuperar as raízes e cultura do país por meio de um constante processo de aprendizado e desenvolvimento.



 



11h às 12h



BIBLIOTECA VIVA 



O programa Biblioteca Viva busca revitalizar as bibliotecas municipais de São Paulo, apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos paulistanos.  A Biblioteca Viva nasce da importância de trabalhar a formação de público leitor a partir dos equipamentos culturais da Prefeitura, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com muito sucesso em outros países como Colômbia, Chile e França. 



 



15h às 17h30



PAPO COM ARTISTA E POCKET SHOW: LINN DA QUEBRADA e PATRICIA BORGES



A proposta do papo com artista é um encontro direto com o público, possibilitando uma reflexão sobre a obra do convidado e abrindo um espaço para a discussão de problemas que envolvem a produção artística de uma maneira geral.



Também será realizado um pocket show acompanhada pela cantora e persona Jup do Bairro, o percussionista Valentino Valentino e pelo DJ Pininga. 



 



17h30 às 20h



SARAU ELO EM BRASA



É um espetáculo que reúne integrantes do Sarau Elo da Corrente de Pirituba e Sarau da Brasa da Vila Brasilândia, e acontece desde 2009 com os poetas da comunidade, acompanhado de tambores, berimbau, cantos e palmas, convidando o público a trançar os versos da literatura negra, periférica e do cordel.



 



 










Serviços:



 



Todas as atividades são gratuitas.



 



Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h.



 



Horário de atendimento da Internet Livre e do serviço de empréstimo da Biblioteca Jayme Cortez, de terça a sábado, das 10h às 21h30, domingos e feriados, das 10h às 17h45.



 



End.: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha - 02721-200 - São Paulo/SP.



 



Tel. (11) 3343-8999 | E-mail: comunica@ccj.art.br |Site: www.ccjuve.prefeitura.sp.gov.br



facebook.com/CCJuventude | twitter.com/CCJuventude | youtube.com/CCJuvflickr.com/CCJuventude | vimeo.com/CCJuventude| instagram.com/CCJuventude



 




 



 


leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Enquete
O que você acho do Jornal São Paulo de Fato?

Está Ótimo
19962 votos - 63.2%

Bom
6426 votos - 20.3%

Está bem legal
4859 votos - 15.4%

Razoável
332 votos - 1.1%

facebook
twitter
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados